O Município foi notificado pelo FFP – Fundo Florestal Permanente de uma candidatura aprovada para a eliminação de ninhos de vespa asiática no concelho de Vila Pouca de Aguiar.

Com a aprovação desta candidatura ao Fundo Florestal Permanente, a PCM – Proteção Civil Municipal irá dar continuidade à vigilância e controlo da Vespa velutina no território concelhio com vista à segurança dos cidadãos, à proteção da atividade agrícola e do efetivo apícola.

A ação do controlo da vespa é, segundo a PCM, uma necessidade urgente para minimizar os impactos sobre a biodiversidade.

No corrente ano, o serviço municipal da Proteção Civil do Município irá reforçar o combate a esta praga em áreas rurais e urbanas e, para tal, contará com o apoio da Aguiarfloresta, associação que tem uma secção de apoio aos apicultores do concelho aguiarense.

A comunidade local deve estar atenta à deteção dos ninhos de vespa asiática e introduzir a localização do avistamento na plataforma nacional criada para o efeito, designadamente http://www.sosvespa.pt/web. A rápida deteção e eliminação dos ninhos de Vespa velutina ajudam no controlo da praga e à minimização da sua expansão nas regiões afetadas.