Capitão de Abril participa na celebração do 25 de Abril

25 de Abril 2022

O início das atividades das comemorações do 25 de Abril foi com atividade desportiva, seguida da Guarda de Honra com a comunidade aguiarense e participação dos Bombeiros Voluntários de Vila Pouca de Aguiar, da Banda Musical do Pontido e dos Agrupamentos de Escuteiros de Vila Pouca de Aguiar e de Pedras Salgadas.

Na sessão solene de comemoração do 25 de Abril com intervenções do Capitão de Abril, coronel Rodrigo Pizarro, e do presidente da Câmara Municipal, Alberto Machado, também esteve presente o presidente da Assembleia Municipal, Álvaro de Sousa, mais autarcas locais, representantes de entidades locais e comunidade aguiarense.

Rodrigo Pizarro: «As eleições eram uma farsa e o povo vivia amordaçado; Descolonizar, Democratizar, Desenvolver. A democracia é um facto consumado, o desenvolvimento está inacabado». Alberto Machado: «Agradecimento a todos os que participaram nas cerimónias. “O povo unido, jamais será vencido”. A liberdade e a democracia não conseguem viver uma sem a outra. O 25 de Abril não é um ponto final» …

Entre as atividades, destaque para a entrega de prémios literários em diferentes grupos de ensino:

1.º Prémio – “A esperança de um futuro sem pandemia”, de Fernando Lucas Ferreira Cruz, aluno do 6.ºano, residente em Zimão, concelho de Vila Pouca de Aguiar, aluno do Agrupamento de Escolas de Valpaços; 2.º Prémio – “O Coronavírus”, de Maria Inês de Carvalho Relva, aluna do 6.ºano, turma A da Escola sede do Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar; 3.º Prémio – “Uma nova realidade em tempo de pandemia”, de Mara Filipa Quintas Azevedo, aluna do 5.ºano, turma A da Escola sede do Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar.

1.º Prémio – “Uma nova realidade em tempo de pandemia: Passado, Presente e Futuro”, de Pedro Guilherme Teixeira Pousada de Sousa, aluno do 7.ºano, turma A da Escola sede do Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar; 2.º Prémio – “Um dia para recordar”, de Maria Lucas Ferreira Cruz, aluna do 9.ºano, residente em Zimão, concelho de Vila Pouca de Aguiar, aluno do Agrupamento de Escolas de Valpaços; 3.º Prémio – “A Guerra In(visível)”, de Rodrigo Evangelista Gonçalves, aluno do 9.ºano, turma C da Escola sede do Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar.

1.º Prémio – “O tal rapaz comum”, de Gabriel Borges de Jesus, aluno do 12.ºano, turma C da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar.

Após a sessão solene, visita à exposição 25 de Abril – 25 Poemas que pode ser apreciada na Biblioteca Municipal.