Carnaval no Concelho de Vila Pouca de Aguiar

desfiles

EXPOSIÇÃO NO MUSEU

A exposição Máscaras do Mundo patente no Museu Municipal Padre José Rafael Rodrigues, desde o dia 2 de fevereiro até 31 de março. O visitante encontrará um universo diversificado de máscaras, representativo de todo o mundo, cuja construção mostra não só as suas características materiais, mas também o seu uso diversificado. É uma viagem pelo mundo da máscara contextualizada no tempo, local e ação.

EXPOSIÇÃO NA LIT

A exposição de fotografia “Carnaval em Pedras Salgadas” que decorre desde o dia 1 até 29 de fevereiro, na Loja Interativa de Turismo, conta com a colaboração de Associação Recreativa Cultural Desportiva e Assistencial do Avelames (Aguavelames), Associação Cultural e Desportiva de Rebordochão, Centro Cultural de Bornes de Aguiar, Associação Cultural de Lagobom, Associação de Desenvolvimento Sociocultural de Pedras Salgadas, Junta de Freguesia de Bornes de Aguiar, Município de Vila Pouca de Aguiar, Visit Vila Pouca e da Loja Interativa de Turismo.

DESFILES ESCOLARES

A 9 de fevereiro, seria a vez de os desfiles escolares entrarem em cena, mas não se realizam devido ao mau tempo. Os desfiles com os trajes poderá efetuar-se a curto prazo.

FESTA DA FARINHA

Na segunda-feira de carnaval, dia 12 de fevereiro, há uma tradição que se cumpre na aldeia de Cidadelhe de Aguiar, designada pela festa da farinha que inclui rusga, desfile e correrias pela aldeia, num cenário farinado que ocorre entre o final da tarde e as 23 horas. Esta é uma dentre várias iniciativas coletivas para celebrar o Carnaval no concelho.

FESTA DE CARNAVAL

A Festa de Carnaval no Mercado Municipal vai decorrer no dia 13 de fevereiro, entre as 14h30 e as 18h30. Esta festa no dia de Carnaval inclui concurso de melhor disfarce destinado às crianças, insufláveis, atividades circenses, pinturas faciais, moldagem de balões, karts a pedais, jogos, atelier de máscaras, pipocas, algodão doce, foto booth…o melhor é aparecer mascarado para uma tarde de carnaval em cheio!