Celebrar o Dia Mundial da Alimentação com produtos locais

fruta

O concelho de Vila Pouca de Aguiar celebra o Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro) junto da comunidade escolar; de 16 a 20 de outubro, a sobremesa da refeição da cantina do Agrupamento de Escolas é fruta de proveniência local e com certificação no Modo de Produção Biológico.

Vila Pouca de Aguiar integra a 2º Bio-Região de Portugal, a Bio-Região da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso. Uma das medidas implementadas no concelho para promover os circuitos curtos de comercialização e apoiar a produção local foi incluir a obrigatoriedade de fornecimento de bens de proveniência local (alguns com certificação no Modo de Produção Biológico) no contrato de fornecimento de bens alimentares para o Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar.

Nesta região, existe cooperação na agricultura biológica e na agroecologia como pilares do desenvolvimento rural. Os agricultores e suas associações, operadores turísticos, consumidores e poder local assinam um acordo para a gestão sustentável dos recursos locais, partindo do modelo biológico de produção e consumo (circuitos curtos de comercialização, grupos de compras solidárias, integração da produção local nas cantinas públicas e atividades de restauração, hotelaria e animação turística).

Os promotores regionais justificam que é na comunidade escolar que se encontram os principais influenciadores nas aquisições e modo de vida dos pais e as crianças serão os consumidores de amanhã. Os produtos de proveniência local são uma mais-valia para a saúde uma vez que chegam mais frescos à mesa e, como são sazonais, a dieta é variada, garantindo uma maior qualidade dos nutrientes e características organoléticas. Desta forma, também é promovida uma alimentação mais sustentável, com baixo impacto ambiental, que contribui para a segurança alimentar e nutricional e para uma vida saudável das gerações atuais e futuras. A alimentação sustentável protege e respeita a biodiversidade e o ecossistema e é culturalmente aceite, acessível e economicamente justa.

A data foi criada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em 1945, com o objetivo de criar reflexão para a importância da alimentação, com base em quatro pilares: melhor nutrição, melhor produção, melhor ambiente e melhor qualidade de vida. Pretende-se com a efeméride Alertar para a necessidade da produção alimentar e reforçar a necessidade de parcerias a vários níveis; Alertar para a problemática da fome, pobreza e desnutrição no mundo; Reforçar a cooperação económica e técnica entre países em desenvolvimento; Promover a transferência de tecnologias para os países em desenvolvimento; Encorajar a participação da população rural, na tomada de decisões que influenciem as suas condições de vida; Promover hábitos de consumo saudáveis, uma vida ativa e amiga do ambiente.