Nos meses de abril e maio haverá várias sessões de esclarecimento à volta das problemáticas do castanheiro. No próximo dia 22 de abril (18h, palacete Silva), Município, Aguiarfloresta e Refcast promovem uma sessão sobre a Vespa das galhas do castanheiro.

Já no âmbito do Transfer Castanha, projeto comunitário no Norte 2020 que visa o reforço da transferência de conhecimento científico e tecnológico da fileira da castanha para o setor empresarial, haverá três ações no concelho com os palestrantes Jorge Rosário e Rosalina Marrão, ambos da Cooperativa Agricultores de Vinhais, CRL.

Nesse sentido, no dia 24 de abril (11h, palacete Silva), o Instituto Politécnico de Bragança promove em colaboração com Município e Aguiarfloresta uma sessão sobre a doença da tinta do castanheiro e vespa das galhas do castanheiro e meios de combate.

No dia 29 de abril (15h, junta de freguesia de Tresminas), será a vez dos palestrantes abordarem as pragas associadas à castanha (bichado e gorgulho) e a doença da tinta do castanheiro.

A finalizar, no dia 2 de maio (15h, junta de freguesia de Valoura), além dos meios de combate à vespa, será aprofundada a luta biológica para tratamento do cancro do castanheiro.