Educação para a cidadania e pela diversidade cultural

Cerca de cem alunos do Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar participaram na celebração da semana da Interculturalidade e após visualização do documentário “Drom Kalins (Caminhos de Ciganas), houve várias intervenções quer dos elementos presentes na mesa, quer da plateia estudantil.

Sensibilizar as crianças e jovens para a necessidade de uma educação para a cidadania e para a diversidade cultural foi o objetivo desta iniciativa, organizada pela Equipa de Mediação Municipal e Intercultural em parceria com o Núcleo Distrital de Vila Real da EAPN Portugal/Rede Europeia Anti-Pobreza e o Agrupamento de Escolas.

A vice-presidente do Município, Ana Rita Dias procedeu à sessão de abertura no auditório da Santa Casa da Misericórdia, no dia 4 de abril. A vereadora Manuela Castanheira, a Catarina Oliveira do núcleo distrital da Rede Europeia Anti-Pobreza, o Marco Gonçalves que é Coordenador do Projeto de Mediação Municipal e Intercultural, o Jaime Anjos que é Mediador do Projeto de Mediação Municipal e Intercultural e a Sónia Prudêncio que é Mediadora do Projeto de Mediação Municipal e Intercultural da Câmara de Gondomar, integraram o painel desta iniciativa social.

Atividade no âmbito da candidatura aprovada ao Projeto de Mediadores Municipais e Interculturais – “Mediar Para Incluir em Terras de Aguiar”, do Programa Operacional para a Inclusão Social e Emprego, Tipologia de operações 3.09 – Projeto de Mediadores Municipais e Interculturais (POISE-03-4233-FSE-000087), cofinanciado também pelo Portugal 2020 e União Europeia.