Feira das Cebolas no último fim de semana de setembro

Feira das Cebolas

A secular Feira das Cebolas vai estar de volta no final de período estival. Milhares de pessoas virão a esta montra regional das colheitas que decorrerá nos dias 23, 24 e 25 de setembro. A venda de cerca de trinta toneladas de cebola iniciará na tarde do dia 24 e decorrerá até ao final do 25 de setembro, o dia da Feira das Cebolas.

No dia 23, haverá desfolhada infantil, teatro e folclore; no dia 24, abertura do mercado de produtos locais e receção de mais de meia centena de produtores de cebola e outros produtos locais, corrida de cavalos e desfolhada à moda antiga; no dia 25 é a feira das cebolas que inclui concurso da maior cebola, refeições em tasquinhas e restaurantes locais, chegas de bois e de carneiros, concurso pecuário, e a grande novidade na animação de, pela primeira vez, haver a emissão televisiva da Feira das Cebolas com programa a partir de Vila Pouca de Aguiar! O programa Somos Portugal, da TVI, a maior festa da televisão à portuguesa, das 14h às 20 horas, com música e muita animação em direto.

O presidente da Câmara Municipal, Alberto Machado não tem dúvidas de que a Feira das Cebolas está entre os melhores eventos transmontanos e que contribui para valorizar o Interior Norte de Portugal. As origens da Feira podem remontar a mais de setecentos anos (documentos mostram que no séc. XIV, 1319, a feira aguiarense foi proibida por D. Fernando, por prejudicar a feira de Vila Real; a restituição da feira é rubricada no séc. XV, em setembro de 1417, por D. João I).

A nossa região apresenta excelentes condições de solo para a produção de cebola, que deve ser arenoso, bem drenado, rico em matéria orgânica e com Ph neutro. É de relevar a importância do bolbo na saúde e bem-estar das pessoas dado que a cebola é rica numa substância de origem vegetal (flavonóides) com efeitos antioxidantes, anti-inflamatório, protetor cardíaco, analgésico, antialérgico, anticancerígeno, antidiabético e anti úlcera. Consumir cebola dá a sensação de saciedade.

A cebola é uma das mais antigas espécies hortícolas cultivadas no mundo e é atualmente a segunda cultura hortícola mais importante (a primeira é o tomate). Portugal tem mantido a sua produção de cebolas nas 120 mil toneladas apresentando uma balança comercial deficitária (importa cem vezes mais do que exporta), pelo que há uma forte possibilidade do produtor ser bem-sucedido.

A edição da feira das cebolas deste ano promete satisfazer até os mais exigentes com muitas atividades económicas e culturais. O Município de Vila Pouca de Aguiar e a EHATB promovem a Feira das Cebolas em colaboração com coletividades associadas ao mundo rural.

23 Setembro – (Sexta-feira)

10:00h – Desfolhada à moda antiga com a participação dos Jardins de Infância do Concelho de Vila Pouca de Aguiar (Praça Camilo Castelo Branco) – Animação com concertinas

10:30h – Animação e Teatro de Rua – A Filandorra (Praça Camilo Castelo Branco)

18:00h – Jantar nas tasquinhas (Praça Camilo Castelo Branco)

21:30h – Animação com Rancho Folclore

24 Setembro – (Sábado)

9:00h – Mostra/ Venda de Produtos Locais (Praça Camilo Castelo Branco) – Degustação do Caldo de Cebola (Praça Camilo Castelo Branco)

14:00h – Receção aos Produtores de Cebola (Praça Luís de Camões)

14:30h – Campeonato do Jogo do Malhão (Complexo Desportivo Municipal) (*)

15:00h – Animação com concertinas (Complexo Desportivo Municipal)

15:00h – Corrida de Burros (Complexo Desportivo Municipal) (*)

15:30h – Corrida de Cavalos de Passo Travado (Complexo Desportivo Municipal) (*)

21:00h – Desfolhada à Moda Antiga com Animação Popular – Associação Cultural Recreativa e Social do Alvão (Praça Camilo Castelo Branco)

25 Setembro – (Domingo)

8:00h – Mostra/ Venda de Produtos Locais (Praça Camilo Castelo Branco) – Degustação do Caldo de Cebola (Praça Camilo Castelo Branco)

9:30h – Animação com concertinas (Pelas ruas da Vila)

10:00h – Animação e Teatro de Rua – A Filandorra (Praça Camilo Castelo Branco)

11:30h – Concurso da Maior Cebola (Praça Camilo Castelo Branco)

13:30h – Concurso Pecuário (Complexo Desportivo Municipal) (*)

14:00h/20:00h – Programa da TVI “SOMOS PORTUGAL”

15:00h – Animação com concertinas (Praça Camilo Castelo Branco)

16:00h – Animação com o grupo de cantares

16:45h – Animação com o grupo de cantares

17:00h – Mostra de Carneiros (Complexo Desportivo Municipal) (*)

17:30h – Chega de Bois (Complexo Desportivo Municipal) (*)

(*) AVISO: Devido às características das atividades assinaladas, a organização não se responsabiliza por qualquer acidente, dano físico, material e/ou moral ocorrido dentro e/ou fora do âmbito do evento que vise e/ou envolva os participantes e/ou o público.