Feira das Cebolas entre os melhores acontecimentos transmontanos

cebolas

Setembro é o mês de colheitas e do maior acontecimento da nossa região, a Feira das Cebolas!

A secular Feira das Cebolas de Vila Pouca de Aguiar vai estar de volta no final deste período estival. Milhares de pessoas virão a esta montra transmontana.

Com mais de trinta toneladas esperadas no recinto da feira, a venda de cebola iniciará na tarde do dia 24 e decorrerá até ao final da tarde de 25 de setembro, o dia da Feira das Cebolas. A qualidade da cebola está assegurada pelo regime de produção ser hortas familiares; o ano seco antecipou a recolha da cebola e o entrelaçar nos cabos ainda aumenta mais o tempo de conservação deste produto do campo.

No dia 24, haverá a abertura do mercado de produtos locais e receção de mais de meia centena de produtores de cebola e doutros produtos locais, atividades agrárias, jogos tradicionais, corridas e desfolhada à moda antiga; no dia 25 é a feira das cebolas que inclui concurso da maior cebola, teatro de rua, concurso pecuário, chegas e animação musical. Haverá refeições com caldo de cebola e outras iguarias gastronómicas em tasquinhas e restaurantes locais (punheta de bacalhau, iscas de fígado, bacalhau frito com cebolada, pataniscas, e outras). A edição da feira das cebolas deste ano inclui outras atividades económicas e culturais.

O presidente da Câmara Municipal, Alberto Machado não tem dúvidas de que a Feira das Cebolas está entre os melhores eventos transmontanos e que contribui para valorizar o Interior Norte de Portugal.

As origens da Feira podem remontar a mais de setecentos anos (documentos mostram que no séc. XIV, 1319, a feira de Vila Pouca de Aguiar foi proibida por D. Fernando, por prejudicar a feira de Vila Real; a restituição da feira é rubricada no séc. XV, em setembro de 1417, por D. João I). O Município de Vila Pouca de Aguiar e a EHATB promovem a Feira das Cebolas em colaboração com coletividades associadas ao mundo rural.

Cartaz 2023