Festa no Mercado celebrou o Carnaval
A Festa de Carnaval no Mercado Municipal foi a principal atividade carnavalesca que decorreu no concelho de Vila Pouca de Aguiar. Dezenas de crianças participaram nas atividades lúdicas e muitas decidiram desfilar devidamente trajadas.
Esta festa no dia de Carnaval incluiu concurso de melhor disfarce destinado às crianças, insufláveis, atividades circenses, pinturas faciais, moldagem de balões, karts a pedais, jogos, foto booth e atelier de máscaras, e também não faltaram guloseimas e doces como crepes, pipocas e algodão doce.
Foi uma tarde cheia de diversão com as crianças, acompanhadas pelos familiares, a celebrar um mundo de fantasia e animação. De entre as atividades que decorrem no período carnavalesco, a festa no mercado tem sido bem-sucedida…há mais no próximo ano.
Na segunda-feira de carnaval, cumpriu-se uma tradição na aldeia de Cidadelhe de Aguiar, a Festa da Farinha que incluiu rusga, desfile e correrias pela aldeia, num cenário farinado. Relativamente aos desfiles, este ano, não se realizou o desfile em Pedras Salgadas devido ao falecimento de um dos dinamizadores e os promovidos pelas escolas foram adiados devido ao mau tempo e deverão ocorrer na primavera.
Relativamente a exposições, Máscaras do Mundo está patente no Museu Municipal Padre José Rafael Rodrigues, até 31 de março. Aqui, o visitante encontrará um universo diversificado de máscaras, representativo de todo o mundo, cuja construção mostra não só as suas características materiais, mas também o seu uso diversificado. Ornamentadas em diversos materiais (madeiras, metais, conchas, fibras, marfim, argila, chifre, pedra, penas, couro, peles, papel, tecido e palha de milho), as máscaras representaram desde sempre, seres sobrenaturais, as divindades e os antepassados, entre outros. Esta exposição patente no museu é imperdível! A exposição de fotografia “Carnaval em Pedras Salgadas” que decorre até 29 de fevereiro, na Loja Interativa de Turismo, conta com a colaboração de Associação Recreativa Cultural Desportiva e Assistencial do Avelames (Aguavelames), Associação Cultural e Desportiva de Rebordochão, Centro Cultural de Bornes de Aguiar, Associação Cultural de Lagobom, Associação de Desenvolvimento Sociocultural de Pedras Salgadas, Junta de Freguesia de Bornes de Aguiar, Município de Vila Pouca de Aguiar, Visit Vila Pouca e da Loja Interativa de Turismo.