Skip to content Skip to left sidebar Skip to right sidebar Skip to footer

Fórum de Turismo do Alto Tâmega em Pedras Salgadas

Autarcas Alto Tâmega

É aqui que eu gosto de estar, o slogan da região do Alto Tâmega que inclui os concelhos de Vila Pouca de Aguiar, Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena e Valpaços. A 27 de março, desde o antigo casino de Pedras Salgadas, decorreu o Fórum de Turismo, Sustentabilidade e Crescimento do Interior.

A presidir à Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso, o autarca Alberto Machado elege prioridades para este território: sustentabilidade ambiental, equidade social e desenvolvimento económico. Ao encontro desta mensagem, o secretário de Estado do Turismo, Nuno Fazenda sublinha a preservação de recursos e de coesão com mais Interior nas políticas de turismo.

Há um aumento de turistas em média de dez por cento ao ano a visitar o Alto Tâmega, estando registadas no último ano mais de trezentas mil dormidas no território. Espera-se que este ano de 2023 as pessoas continuem a procurar muito os produtos turísticos que a região oferece, tais como termalismo, estrada nacional 2, natureza e gastronomia, e outros. Luís Pedro Martins, da Turismo Porto e Norte, reforça mesmo a diversidade que existe em Alto Tâmega e Barroso, a necessidade de mais mobilidade e de surgirem mais empresas de animação turística porque são o óleo desta engrenagem que é captar turismo para a região.

A finalizar, o Padre Fontes recebeu a distinção de Embaixador do Alto Tâmega e Barroso e afirmou que temos muita riqueza, água, gastronomia, tradições; o anfitrião Alberto Machado e Fátima Fernandes, presidente da Câmara de Montalegre entregaram a insígnia a que se associaram os autarcas representantes dos concelhos envolventes. Embaixadores do Alto Tâmega: Jorge Brás; Orquestra de Sopros da Academia de Artes de Chaves; e o Padre António Fontes que lançou o desígnio “que todos sejam embaixadores desta terra!”

O Fórum de Turismo, Sustentabilidade e Crescimento do Interior teve a parceria da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso, Aquavalor e AECorgo, sendo cofinanciado pelo Norte 2020.