Implementação do Balneário Termal do Cardal

cardal projeto

Junto à nascente de água mineral natural, está a nascer o Balneário Termal do Cardal, um investimento de 630.247 € em termalismo, que obtém financiamento comunitário pelo Norte 2020, através do programa Provere.

O presidente da Câmara, Alberto Machado com o vereador das obras, Arlindo Ribeiro, os autarcas das Freguesias de Sabroso de Aguiar, José Carlos dos Anjos, e de Vreia de Bornes, Marlene Alves, e fiscais, estiveram na consignação da obra à empresa SenseTec, cujo prazo de execução é de um ano.

Após a entrega da obra, realizada a 9 de dezembro, Alberto Machado considerou que “esta é uma nova porta que se abre para promover mais investimentos neste território termal”e, acrescentou, “vamos cumprir um conjunto de pré-requisitos de investigação que visam fundamentar a utilidade da água termal com fins médicos e lúdicos”.

O equipamento projetado inclui consultório médico, gabinetes de tratamento, vestiários e materiais disponibilizados aos aquistas, e uma buvete de água mineral natural.

Entre o Estado Português e o Município de Vila Pouca de Aguiar, foi assinado o contrato de concessão de exploração da água mineral com o número de cadastro HM-77 e com a denominação Cardal, que entrou em vigor a 7 de maio de 2019 e pelo período inicial de 50 anos.