O próximo inverno já será menos custoso para os residentes do bairro social da Brangada.

O presidente da Câmara Municipal, Alberto Machado entregou a obra de Melhoramento da eficiência energética nos edifícios da habitação social da Brangada à empresa Sensetec, tendo sido adjudicada pelo valor de 362.179,79€.

Após a consignação de hoje, 22 de maio, o prazo de execução da obra é de quatro meses e inclui aplicação de isolamento térmico de oito e dez centímetros nas fachadas e coberturas planas, respetivamente, bem como isolamento nos estores ou sistemas de aquecimento nas habitações.

Com a conclusão das obras, será possível subir dois níveis na eficiência energética possibilitando, desta forma, um aumento da qualidade térmica.

Esta obra deriva de uma candidatura comunitária ao Norte 2020, sendo a taxa de cofinanciamento FEDER de 85%, cabendo o restante à Câmara Municipal.

Constituído por 11 blocos, o bairro da Brangada integra 24 apartamentos, entre os quais, oito são de tipologia T1, oito são T2, sete são T3 e há um T4.

Segundo o parecer da candidatura, a reabilitação energética consiste na instalação de isolamento térmico nas paredes, substituição da iluminação interior, sistemas de aquecimento de águas e da habitação.