Maior incêndio registado este verão está em rescaldo

fogo

O maior incêndio deste verão no concelho de Vila Pouca de Aguiar até agora registado foi em Soutelinho de Mezio com a primeira ocorrência às 17h46 de terça-feira, 27 de agosto, e o reacendimento no dia seguinte por volta das 13 horas, agravado pelo vento resultou no rápido propagar das chamas que ameaçaram habitações e armazéns agrícolas.

Durante a tarde de quarta-feira, a combater duas frentes ativas chegaram a estar seis meios aéreos, cerca de meia centena de viaturas a dar apoio a 150 operacionais, proteção civil e população da aldeia com máquinas, giestas e mangueiras de água para impedir as chamas de atingir as casas e novos focos de incêndio.

A presidente da Câmara Municipal, Ana Rita Dias esteve ao lado da comunidade e das autoridades de segurança, proteção e socorro e no combate ao incêndio florestal. O comandante dos Bombeiros de Vila Pouca de Aguiar, Hugo Silva fez o ponto de situação a meio da tarde de quarta-feira, já com a Estrada Nacional 2 reaberta ao tráfego automóvel, e às 19 horas o fogo entrou em fase de resolução.

Esta quinta-feira, o rescaldo está a ser assegurado em grande parte por brigadas e equipas de sapadores florestais de organizações do setor em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas. A área ardida, em grande parte mato e pinhal, é de 75 hectares, aproximadamente.