«Estou muito feliz por ter ganhado a medalha de ouro por Portugal!» Estas são as primeiras palavras de Nathalie Sousa que é a nova Campeã Mundial de Equitação Adaptada.

Nos 15º Jogos Mundiais Special Olympics, Nathalie participou na modalidade de equitação adaptada e arrecadou o 1º lugar em Equitação Level BI e o 5º lugar em Working Trails.

O presidente da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, Alberto Machado disse que está muito contente pela Nathalie quer pelo seu desempenho pessoal quer por ser um exemplo numa sociedade que se quer inclusiva.

Nascida a 13 de maio do ano 2000, a jovem atleta vive na aldeia de Pensalvos e estuda no 12º ano em Vila Pouca de Aguiar.

Nathalie sempre gostou de cavalos mas só em 2015 iniciou o seu percurso na equitação ao integrar o projeto Terapia Assistida por Cavalos do Centro Hípico de Pedras Salgadas, da responsabilidade do Município de Vila Pouca de Aguiar.

A jovem aguiarense começou pela equitação terapêutica mas logo deu o salto para a equitação desportiva adaptada tendo começado em 2016 a participar nas competições através da Special Olympics Portugal. Entre os vários prémios nacionais e regionais, é de salientar o título de campeã nacional de equitação nível BI. E o reconhecimento internacional chegou agora nos 15º Jogos Mundiais de Verão do Special Olympics, Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, em que participam sete mil atletas em representação de 170 países e Portugal está representado com uma delegação de 31 atletas com deficiência intelectual que participam nas provas de atletismo, futebol, equitação, ginástica artística, ginástica rítmica, golfe, judo, natação e ténis de mesa.