Skip to content Skip to left sidebar Skip to right sidebar Skip to footer

Notícias

Crianças tiraram o dia para brincar

Esta segunda-feira, no Complexo Desportivo Municipal, as crianças fizeram uma das coisas que mais gostam de fazer: brincar.

Algodão-doce e pipocas, muitos insufláveis, matraquilhos, pinturas, carrinhos e tiros ao arco, tudo motivos para se divertirem sob o olhar atento dos agentes educativos.

A vice-presidente do Município, Ana Rita Dias, esteve presente neste dia dedicado às crianças do concelho de Vila Pouca de Aguiar.

De manhã e de tarde, com pequeno-almoço e lanche, as crianças passaram um dia festivo. O Dia da Criança é celebrado anualmente no dia 1 de junho; porém, as comemorações realizaram-se no primeiro dia útil, a 3 de junho.

Festival “Artimanha” encerra a abrir portas

Vila Pouca de Aguiar é uma porta aberta pronta a receber toda a gente. A Nossa Casa pode muito bem ser o nome a atribuir à nova escultura de Manuel Ribeiro que está localizada junto à Ludoteca Municipal. Vila Pouca de Aguiar é uma terra que me acolheu muito bem. Grato, o escultor convida as pessoas a visitarem “A (guiar) as formas do lixo, exposição de esculturas com materiais reciclados patente no Museu Municipal até dia 23 de junho.

Hoje, 2 de junho, à volta da escultura de materiais reutilizáveis, associada ao 1º Festival Cultural Artimanha cuja temática foi o ambiente, o presidente da Câmara, enaltece este novo elemento identitário implementado num espaço verde muito utilizado pelas crianças. Alberto Machado lembra a importância de que todos se sintam em casa, os de cá que gostem de aqui viver e os que nos visitam que possam voltar.

O Conselho Municipal da Juventude organizou o primeiro festival de artes em Vila Pouca de Aguiar “ARTimanha” foi muito interativo”.  José Miguel Carvalho da associação Animódia agradeceu a todas as pessoas e entidades envolvidas no festival que decorreu este fim de semana, 31 de maio a 2 de junho.

Candidatura aprovada para destruir dezenas de ninhos de vespa asiática

O Município foi notificado pelo FFP – Fundo Florestal Permanente de uma candidatura aprovada para a eliminação de ninhos de vespa asiática no concelho de Vila Pouca de Aguiar.

Com a aprovação desta candidatura ao Fundo Florestal Permanente, a PCM – Proteção Civil Municipal irá dar continuidade à vigilância e controlo da Vespa velutina no território concelhio com vista à segurança dos cidadãos, à proteção da atividade agrícola e do efetivo apícola.

A ação do controlo da vespa é, segundo a PCM, uma necessidade urgente para minimizar os impactos sobre a biodiversidade.

No corrente ano, o serviço municipal da Proteção Civil do Município irá reforçar o combate a esta praga em áreas rurais e urbanas e, para tal, contará com o apoio da Aguiarfloresta, associação que tem uma secção de apoio aos apicultores do concelho aguiarense.

A comunidade local deve estar atenta à deteção dos ninhos de vespa asiática e introduzir a localização do avistamento na plataforma nacional criada para o efeito, designadamente http://www.sosvespa.pt/web. A rápida deteção e eliminação dos ninhos de Vespa velutina ajudam no controlo da praga e à minimização da sua expansão nas regiões afetadas.