A Rota N2 já é destino de férias para operadores turísticos e agências de viagens com roteiros de lazer “pela espinha dorsal do país que atravessa 36 municípios”.

Os Municípios aderentes criaram a Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2 para potenciar o turismo no Interior do país, em especial nas localidades abrangidas pela maior estrada do país.

No sentido norte – sul, a Estrada Nacional 2 perfaz-se desde o Km 0 (Chaves) até ao km 739,26 (Faro).

O mais recente programa que verificámos é “EN2 – A Mítica Estrada Nacional 2” e está a ser promovido pela Pinto Lopes Viagens através do Catálogo 2018 com roteiros de seis dias (14 a 19 de maio e 16 a 21 de setembro).

No catálogo “Do longe se faz perto” pode ler-se “De todas as estradas de Portugal, há uma com uma mística e algo de lendário que a distingue das outras, e a quem foi dado o nome de Estrada Nacional n.º 2”.

A este propósito, refira-se que no próximo dia 11 de maio comemoram-se 73 anos de classificação da EN2 – No dia 11 de maio de 1945 publicou-se um decreto relativo ao plano rodoviário, pela necessidade que nasceu de proceder então a uma nova classificação das estradas, e que vieram a consagrar a Estrada Nacional 2.