Parceria internacional com laços de amizade e socioeconomia

Os Municípios de Vila Pouca de Aguiar e de Bettendorf aprofundaram a união entre estas duas comunidades de Portugal e Luxemburgo. A mensagem de cooperação é comum aos presidentes das respetivas câmaras, Alberto Machado e Pascale Hansen, já com trabalho desenvolvido e com o forte contributo do emigrante aguiarense José Vaz do Rio.

No âmbito desta geminação (acordo a 5 de junho de 2019), a comitiva de Bettendorf esteve na nossa região entre os dias 7 e 11 de maio, tendo sido recebida pela comunidade aguiarense e em especial pela Banda Musical do Pontido e pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários.

A 7 de maio na sessão solene, o presidente da Câmara de Vila Pouca de Aguiar, Alberto Machado ofereceu as Chaves do Município à presidente da Câmara de Bettendorf, Pascale Hansen, que mereceu os aplausos do presidente da Assembleia, Álvaro de Sousa, e de todos os presentes nesta cerimónia, que culminou com o descerramento de placa comemorativa deste encontro de amizade entre comunidades de Portugal e Luxemburgo.

Agricultura e floresta, granito, educação e formação profissional foram algumas das áreas aprofundadas nesta parceria internacional. Pedras Salgadas, Tresminas e Jales foram alguns dos pontos turísticos visitados pela comitiva que, na manhã do dia 11 de maio, rumou a Luxemburgo.