Uma centena de participantes no 1º Passeio Agroturístico com tratores a partir de Vila Pouca de Aguiar cumpriu um percurso do vale à montanha que incluiu Cidadelha de Aguiar, Reborcohão, Pedras Salgadas, Tinhela de Cima, Balugas, Lagoa, Sevivas e Vilarelho.

Promovido pelo Grupo Desportivo e Cultural de Vilarelho, as boas-vindas neste encontro de convívio, a de junho, foram dadas por Manuel Chaves que relevou o facto de ver tanta gente ligada à agricultura. De seguida, José Armindo Gomes, técnico da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, deu alguns esclarecimentos de como operar em segurança, cuidados a ter para evitar os reviramentos e os riscos que daí decorrem e a importância da utilização da estrutura de segurança ativa ou a melhor forma do tratorista abordar os declives.

O autarca e também agricultor Alberto Machado subiu ao trator. Os tratoristas começaram a perfilar-se. A GNR tomou a dianteira do desfile das máquinas agrícolas, desde logo pelo centro de Vila Pouca de Aguiar.

Homens e mulheres a conduzirem os mais variados tratores, alguns dos quais apontando para os prémios relativos à potência, antiguidade e decoração criativa.