Pedra com segurança na Capital do Granito
A ASSIMAGRA, associação de recursos minerais de Portugal e a AIGRA, associação dos industriais do granito, promoveram a iniciativa Pedra com segurança em Vila Pouca de Aguiar, concelho onde está instalado um terço das pedreiras do distrito de Vila Real.
Na sessão de abertura, a presidente da Câmara, Ana Rita Dias enalteceu os representantes do setor do granito por apostarem na formação, conhecimento e prevenção na segurança e saúde dos trabalhadores. A Capital do Granito com um volume de negócios na ordem dos cem milhões de Euros é de grande importância para a economia local e social do nosso concelho. O presidente da Assimagra, Miguel Goulão disse que Vila Pouca de Aguiar é um Município que defende bem o setor do granito.
O presidente da AIGRA, Mauro Gonçalves também participou nesta sessão que, nas intervenções técnicas, abriu com José Pinto Fernandes, diretor na Autoridade para as Condições do Trabalho, que mencionou a Anabela Magalhães da Assimagra no contacto permanente com o setor extrativo e transformador, tendo dissertado sobre medidas preventivas e de minimização com apresentação de resultados de inspeções efetuadas.
A sessão incluiu reflexões sobre a sílica e as radiações ionizantes naturais e respetivos efeitos para a saúde, através dos contributos de especialistas em pneumologia Filipa Silva e saúde pública José Eduardo Rola. As dissertações sobre radão na legislação nacional por Margarida Malta, medidas de remediação ao radão por Lurdes Dinis e avaliação da segurança radiológica por Maria José Trindade contribuíram para esclarecer empresários e técnicos de recursos minerais presentes nesta sessão de 27 de maio, que decorreu no auditório municipal.