O presidente da Câmara Municipal, Alberto Machado reuniu esta sexta-feira, 29 de novembro, com a secretária de Estado da Valorização do Território, Isabel Ferreira, a quem apresentou um conjunto de propostas direcionadas ao setor do granito.

Fazendo-se acompanhar de Mauro Gonçalves que preside à Associação dos Industriais do Granito, o autarca de Vila Pouca de Aguiar aprofundou o documento estratégico “competitividade do setor do granito português” que foi subscrito pelas organizações nacionais, apresentou o setor das rochas ornamentais na região norte e em especial na capital do granito.

Na reunião com a governante, Alberto Machado falou ainda da necessidade de melhores acessibilidades para as empresas regionais, tais como acesso direto à A24 a partir do Núcleo Extrativo da Falperra e acessos às pedreiras das áreas de reserva em Serra da Falperra e Pedras Salgadas.

Dificuldades de mão-de-obra, políticas de fixação de jovens, territorialização dos quadros comunitários, valorização dos recursos naturais e fixação de mais-valias para o território estiveram em cima da mesa desta reunião de trabalho. O presidente da Câmara encontrou “motivação e entusiasmo” na nova secretária de Estado e espera que “não seja absorvida por Lisboa”.