Medidas nas áreas de saúde, ação social e associativismo
A reunião de Câmara Municipal de 27 de março, presidida por Luís Filipe Nascimento, incluiu quinze assuntos da ordem do dia. Depois de aprovação de ata da reunião de 13 de março, foi dado conhecimento de despacho com a distribuição de funções do executivo.
Avançam protocolos de colaboração com a Junta de Freguesia de Vreia de Jales e Conselho Diretivo dos Baldios de Raiz do Monte e com o Conselho Diretivo dos Baldios de Tinhela de Cima.
Vai avançar a requalificação de unidades de saúde no concelho, a saber: Centro de Saúde de Vila Pouca de Aguiar (requalificação energética, arranjo exterior e outras melhorias) e Extensões de Saúde de Pedras Salgadas (ampliação, melhoria de conforto térmico e outras melhorias) e Jales (ampliação, melhoria de conforto térmico e outras melhorias). O investimento base para as intervenções nos três espaços é de 868.167, 75€ (candidatura ao Norte 2030).
Na ação social, atribuição de subsídio escolar e parceria com a Fundação Manuel António da Mota. Na autarquia, vai proceder-se a um contrato para serviços de enfermagem e uma prestação de serviços para apoio ao agrupamento de escolas.
Na cultura, estabelecimento de protocolo de colaboração com Museus e Monumentos de Portugal E.P.E. No associativismo, implementação de contratos-programa para 2025 referentes às associações culturais, recreativas, desportivas e sociais, e comparticipações financeiras à associação Animódia e cantar de reis.
A terminar, mais duas comparticipações destinadas ao desporto automóvel e ao desporto equestre. Os pontos com deliberação obtiveram unanimidade.