Semana Europeia de Cicloturismo distinguida como “Evento Internacional do Ano Recomendado”

cicloturismo

A Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar esteve representada no seminário “Gestão de Eventos Desportivos em contexto Municipal” em que, no âmbito do programa Município Amigo do Desporto, a Cidade Social distinguiu a Semana Europeia de Cicloturismo como “Evento Internacional do Ano Recomendado”, na categoria de Municípios de 10 a 50 mil Habitantes. Para Luis Filipe Nascimento, vereador do pelouro do Desporto da Câmara Municipal, esta distinção serve como um estímulo à gestão e prática desportiva. A autarquia agradece aos colaboradores, parceiros e cidadãos que contribuíram para este reconhecimento e reafirma o seu compromisso contínuo em servir a comunidade, melhorando a qualidade de vida dos munícipes.

O concelho aguiarense irá receber este acontecimento desportivo e de lazer desde 29 de junho até 6 de julho de 2024. A promotora deste evento internacional é a UECT – União Europeia de Cicloturismo, sendo este ano organizado em Portugal por Federação Portuguesa de Ciclismo e Município de Vila Pouca de Aguiar. Este é um acontecimento de ciclismo de lazer, sem provas de competição onde o propósito é descobrir a região por onde se desenrolam os percursos marcados e outros disponíveis em mapa ou GPS. O evento tem um elevado impacto desportivo, económico e social na região:

No âmbito da distinção (23 de fevereiro), foram submetidos a concurso eventos em municípios de norte a sul de Portugal continental e das regiões autónomas de Açores e Madeira, nos quais se desenvolvem atividades desportivas e que podem abraçar outros propósitos, como os de cariz solidário ou ambiental. Os critérios de avaliação incluíram a análise das candidaturas, destacando a implementação de práticas adequadas na gestão desportiva, a promoção da participação em eventos desportivos e a democratização da prática desportiva informal, recreativa ou competitiva. Também foram avaliados o caráter inovador das ações e as parcerias estabelecidas para a realização dos eventos.