No ranking das escolas recentemente publicado, Vila Pouca de Aguiar surge em terceiro lugar de entre as 18 que figuram no distrito de Vila Real.

Para o presidente da Câmara, Alberto Machado o sucesso dos resultados deve-se ao trabalho de todos os agentes educativos envolvidos e sublinhou o facto de esta autarquia ter uma grande proximidade com a comunidade escolar, designadamente com apoios a vários níveis de intervenção.

A nível nacional, de entre 626 escolas, Vila Pouca de Aguiar figura no 202º lugar com média de 10, 70, acima do que se verifica no contexto português.

É também de realçar o 73º lugar a nível nacional no Ranking de Sucesso – Indicador que o Ministério da Educação fornece em que se analisa a percentagem de percursos diretos de sucesso na escola face à percentagem de percursos diretos de sucesso dos alunos do resto do país que ingressaram no 3º ciclo do ensino básico com um nível de conhecimentos semelhante.

215 foi o número total de provas em Vila Pouca de Aguiar onde a média geral subiu de 10,11 em 2016 para 10,70 em 2017.

De entre as provas efetuadas no concelho, as disciplinas com melhor posição no ranking são Biologia (78º), História (98º) e Matemática (133º).