A Capital do Granito abre as suas portas este mês através da 16ª edição da Feira do Granito e do Concelho de Vila Pouca de Aguiar que irá decorrer de 16 a 18 de junho!

Nesse fim de semana, a partir de sexta-feira e até domingo, haverá uma grande mostra de produtos e atividades regionais, bastante animação cultural e musical, e o reacender de tradições seculares que envolvem milhares de pessoas.

O ponto alto do certame está reservado para a tarde de domingo; A partir das 14 horas o programa Somos Portugal da TVI vai atrair muita gente para apreciar o que de melhor existe nestas terras, E é a partir das 16 horas que toda a comunidade irá envolver-se no Arrastão da Grande Pedra. Centenas de pessoas concertadas tentarão arrastar uma rocha com mais de 12 mil kg de granito. O esforço coletivo será compensado com uma super sopa de pedra para retemperar energias.

O presidente da Câmara, Alberto Machado considera que a mostra potencializa o granito que tem uma importância enorme na socioeconomia local. A nível ambiental, sublinha o autarca aguiarense, o ordenamento das pedreiras, que é hoje uma realidade dinâmica assumida por todos os agentes, desde as entidades fiscalizadoras às empresas de exploração, faz de Vila Pouca de Aguiar uma referência nacional na exploração de rochas ornamentais.
A 16ª edição realizar-se-á numa área de 8.500 m2 (Pavilhão Gimnodesportivo Dr. Francisco Gomes da Costa e Zonas Envolventes) onde estarão dispostos cerca de 130 expositores, dos quais cerca de quatro dezenas associados à indústria do granito.

A Feira dá a conhecer muita pedra, mas dá a provar e mostrar muito mais: gastronomia; produtos regionais; artesanato; atividades de coletividades. No recinto, haverá trinta expositores com tasquinhas e produtos regionais. E muita animação musical e cultural assegurada por artistas nacionais e regionais.

Em Portugal, a extração e transformação da indústria do granito inserida no setor das rochas ornamentais geram, anualmente, uma produção de cerca de mil milhões de euros, em cerca de 3.300 empresas que integram 24 mil trabalhadores e exportam para 116 países.

Em Vila Pouca de Aguiar, há quase 50 empresasdesta indústria que empregam mais de duas mil pessoas (e cerca de três mil empregos indiretos). As unidades industriais localizadas no concelho têm um volume de negócios anual que envolve cem milhões de euros, sendo de relevar a extração de 300 mil toneladas dos três granitos certificados (Cinza Pedras Salgadas; Amarelo Real; Cinza Telões) e o incremento da transformação é uma realidade.

Programa da Feira do Granito – 2017

Cartaz do evento: