Skip to content Skip to left sidebar Skip to right sidebar Skip to footer

Assembleia Municipal aprova geminação entre Vila Pouca de Aguiar e Bettendorf

A ordem de trabalhos da sessão de Assembleia Municipal de 24 de abril iniciou com a criação de comissão para uma petição relativa a superfícies comerciais e culminou com o protocolo de geminação entre os Municípios de Vila Pouca de Aguiar e Bettendorf (Luxemburgo).

Proposta pelo presidente da Assembleia Municipal, Álvaro de Sousa, e aprovada por unanimidade, a criação da comissão visa elaborar um parecer nos próximos três meses relativo à instalação de médias superfícies comerciais em Vila Pouca de Aguiar, e consequente apreciação e deliberação da Assembleia Municipal. A comissão será composta por Miguel Calheiros e Gui Sarmento (PSD) e Octávio Rodrigues (PS).

A finalizar, considerando os laços que “unem os dois povos”, a “forte presença” de aguiarenses em Luxemburgo e que ambos os Municípios promovem um “desenvolvimento sustentável” com estratégias económicas e culturais, a proposta para geminar Vila Pouca de Aguiar e Bettendorf foi aprovada por unanimidade. O autarca Alberto Machado sublinhou que a geminação pode valorizar o território.

A ordem de trabalhos incluiu 14 pontos. Após o primeiro ponto e a informação do presidente da Câmara Municipal, Alberto Machado acerca da atividade municipal (justificação de ausências de vereadores nesta assembleia, ligações de Monteiros/Veral e Capeludos/Sobradelo, parque de Pedras Salgadas, reuniões com baldios, IPSS, e outras), seguiram-se outros pontos: Empreendimentos Hidroelétricos do Alto Tâmega e Barroso EIM, SA, relatório (4º trimestre) e prestação de contas referentes a 2018; correção ao PDM; prestação de contas de 2018, aprovada por maioria; aplicação de resultados, por unanimidade; inventário a 31 de dezembro; 1ª revisão de grandes opções do plano e orçamento para 2019, por maioria; alteração ao mapa de pessoal, por unanimidade; alteração da tabela de taxas do Município, por unanimidade; aditamento em contrato-programa com EHATB, por maioria; protocolo de colaboração com direção-geral dos assuntos consulares e comunidades portuguesas, por unanimidade, e o derradeiro ponto, geminação, unânime.  Nesta sessão, foram aprovadas duas moções: um voto de louvor à atleta Nathalie e reposição de ligações afetadas com as barragens.