Vai abrir o concurso público para a implementação do Edifício de Apoio à Visita ao Complexo Romano Mineiro de Tresminas.

Na reunião entre o presidente do Município, Alberto Machado, e a Direção Regional de Cultura do Norte, o diretor António Ponte mostrou o projeto de construção deste equipamento integrado em pleno parque arqueológico.

Alberto Machado referiu a existência de um planeamento que permitirá, a médio prazo, a efetivação da expetativa relativa à classificação de Tresminas como Património Mundial.

De sublinhar que a par da elaboração do projeto e construção de edifício de apoio às cortas e galerias mineiras, há mais iniciativas de continuidade assegurada em 2019 e promovidas pela Câmara Municipal e Direção Regional da Cultura, com o apoio da empresa Iberdrola, designadamente estudo histórico, geológico, de fauna e flora de Tresminas; publicação de conteúdos científicos; limpeza e desobstrução das galerias mineiras e estruturas de apoio; musealização do espólio arqueológico da Chã das Arcas; criação de Parque Arqueológico e equipamentos de apoio à circulação nas cortas e galerias mineiras.