A candidatura de valorização do Caminho Português Interior de Santiago aprovada pela linha de apoio à valorização turística do Interior tem um investimento elegível de 658. 807 Euros. Agora, o acordo de parceria entre os municípios que são atravessados pelo Caminho está a ser reforçado através de um investimento comum, e em Vila Pouca de Aguiar a adenda foi aprovada hoje, nove de maio, na reunião de Câmara por unanimidade.

A decisão acontece a poucos dias da realização do seminário internacional “Caminho de Santiago, um caminho no mundo” que se irá realizar no dia 16 de maio em parque termal de Pedras Salgadas (14h30 às 17h30). Aqui, será aprofundado o Caminho de Santiago no contexto europeu e mundial. Em território nacional, o Caminho Português Interior de Santiago inclui, de sul para norte, os concelhos de Viseu, Castro Daire, Lamego, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Vila Real, Vila Pouca de Aguiar e Chaves.

Já no dia seguinte, 17 de maio (14h30, antigo casino de Pedras Salgadas), será criada a Federação Portuguesa do Caminho de Santiago. Neste dia, logo pela manhã haverá o descerramento de uma placa comemorativa (10h30, praça João Paulo II, Vila Pouca de Aguiar), seguida de caminhada em trilho de Santiago (11h30, entrada norte do parque termal de Pedras Salgadas), ambas as ações com atuação da Filandorra. Após a sessão solene, o presidente da Câmara Municipal, Alberto Machado, o presidente da Federação Europeia do Caminho de Santiago, Jean Girodet, e outros representantes de entidades farão um brinde com acompanhamento musical por jovens da Banda do Pontido.